Tipos de granalha para jateamento
Em busca em saber mais sobre a granalha de aço? Neste artigo você irá descobrir um pouco mais sobre.
Atualmente existe uma grande variedade de abrasivos para jateamento tais como, esferas de vidros, óxido de alumínio, aço fundido, etc., alguns dos quais indicados para aplicações muito particulares. As granalhas de aço esféricas e angulares encontram campos de aplicações bastante diversificados, podendo ser utilizadas em operações tais como: limpeza, fosqueamento, rebarbação, “shot peening”, etc
Quando a operação de jateamento visa preparar a superfície para a aplicação de tinta ou de algum outro tipo de revestimento, necessita-se de um controle rigoroso da rugosidade, a fim de se garantir a aderência adequada entre o substrato e o revestimento. Nestes casos, utilizam-se granalhas angulares, ou uma mistura de granalhas angulares e esféricas.
A utilização de granalhas esféricas em conjunto com as angulares aumenta a durabilidade das granalhas (comparativamente a utilização exclusiva de angulares) e do equipamento de limpeza, produzindo, no entanto, um perfil de ancoragem mais suave e “menos aderente”. Frequentemente, observam-se perfis de ancoragem não satisfatórios, cujas causas relacionam-se, principalmente, a:
– Escolha de granalhas esféricas e angulares de características incompatíveis quanto ao tamanho e a durabilidade;
– Ajuste incorreto do sistema de exaustão e separação de abrasivos, produzindo um mix de operação demasiado grosso ou demasiado fino;
– Prática inadequada de reposições de granalhas, permitindo o desbalanceamento frequente do mix de operação e o arredondamento excessivo das granalhas angulares, alterando o perfil de ancoragem.
Seria extremamente importante estabelecer uma relação entre o tipo e tamanho de abrasivo e a rugosidade da superfície jateadas, porém são inúmeras as variáveis envolvidas numa operação de jateamento (tipo de equipamento, tipo e propriedades do abrasivo, tipo de material, dureza do material, etc, sendo praticamente impossível estabelecer tal relação. Apesar das dificuldades para se estabelecer uma relação precisa e universal entre o tipo de abrasivo e a rugosidade que ele produz, alguns pesquisadores apresentam, a título ilustrativo, as rugosidades superficiais obtidas para diferentes tipos de abrasivos. Utilizaram-se corpos de prova de aço inoxidável de 0,25 pol, previamente retificados com rugosidade de 4 RMS numa direção e 12 RMS na direção transversal, submetendo-os ao jateamento por pressão direta a seco.
Observa-se que as granalhas esféricas produzem rugosidades menores do que as angulares de dimensões equivalentes, indicando, portanto, a atuação de diferentes mecanismos de limpeza. As granalhas esféricas simplesmente deformam e encruam a superfície da peça, produzindo “ondulações” relativamente suaves, enquanto as granalhas angulares cortam e penetram profundamente no metal base, produzindo superfícies com perfis bastante mais angulosos.
Para solicitar orçamento de granalha de aço escreva para nosso atendimento ou contate-nos via WhatsApp
Deixe um comentário