Abrasivos para jateamento. Qual escolher?
Em duvida sobre qual abrasivo escolher ? Confira todas as nossas opções para o seu jateamento.
Há uma gama considerável de abrasivo para jateamento no mercado, tais como: Granalha de Aço, Microesfera de Vidro, Óxido de Alumínio, Sinterball, Sinterblast, Abrasivo Ecológico Cobau entre outros. Cada um deles oferece benefícios ímpares. É importante avaliar qual o que melhor se encaixa à sua necessidade além de observar a qualidade e produtividade da máquina de jato que será utilizada.
Conheça os abrasivos de jateamento que forncemos:
Granalha de Aço:
Angular:
Esférico:
A granalha de aço é um dos mais importantes materiais de jateamento disponível no mercado. Foi um dos primeiros abrasivos artificiais produzidos e, depois de exaustivas pesquisas operacionais, sua qualidade, eficiência, uniformidade e economia foram muito incrementadas.
A Granalha de Aço apresenta-se em formato angular ou esférico.
Microesfera de Vidro:
A microesfera de vidro foi criada inicialmente apenas para o setor de sinalização viária.
São compostas por óxidos inorgânicos apresentando cerca de 70% Óxido de Silício. As microesferas de vidro são abrasivos produzidos de forma artificial em forno a uma temperatura 1500-1650°C. Devido a estas altas temperaturas, o material fica isento de sílica livre.
Esses abrasivos são insolúveis na água. São granulados, esféricos, inertes e brancos. Possuem um nível abrasivo menor quando comparado aos demais, devido ao seu formato esférico, sua dureza e densidade. Por esta razão agridem menos as peças e normalmente são utilizadas para dar polimento.
São indicadas principalmente para os serviços com máquinas de jato para jateamento em superfícies em Aço Inox e Alumínio, além de:
• Limpeza de matrizes de extrusão;
• Retíficas de motores;
• Eliminação de carepas;
• Para processos de jateamento em geral;
• Gravações artísticas em vidros;
• Shot peening;
• Acabamentos acetinados.
Óxido de Alumínio:
O Óxido de Alumínio é muito utilizado nos processos de polimento de vários tipos de metais desde lapidação de pedras preciosas, cerâmicas, vidros, além de processos de jateamento de superfícies de peças em geral. As malhas normalmente indicadas referem-se à espessura dos grãos. Apresenta uma gama muito ampla de granulometrias, uma para cada tipo de serviço.
- No jateamento, proporciona aderência para que a pintura seja bem sucedida.
- Possui um alto poder de limpeza e rugosidade.
- Normalmente o processo é realizado em cabines ou gabinetes de jateamento.
Sinterball:
Abrasivo esférico para jateamento com diversas faixas granulométricas. Extraído da Bauxita, o abrasivo é processado por queima em alto forno o que lhe garante alta dureza.
Esses abrasivos não são afetados pela umidade gerada pelo ar comprimido ou do meio ambiente. Por conta disso não ocorrem problemas típicos no processo de jateamento, como por exemplo, entupimento de bicos, válvulas e empedramento.
Sinterblast:
É um abrasivo angular de Bauxita sintetizada (minério de alumínio) de baixa densidade, o que torna a aplicação menos cansativa para o jatista, comparada com processos de jateamento com granalha de aço. Isso permite uma grande economia de energia ao acionar os compressores.
Abrasivo Mineral Cobau:
Abrasivo mineral para jateamento 100% Ecológico.
O Cobau revolucionou o mercado de abrasivos para tratamento de superfície com o conceito de abrasivo 100% mineral que não agride o meio ambiente.
Apresenta um excelente custo- benefício:
• Oferecido nos grãos: 14,16, 20, 40 e 80.
• Padrão de limpeza: SA 2.1/2 à SA 3.
• Rugosidade obtida: 80 µm e 110 µm.
Abrasivo produzido através de Rocha Basáltica, classificados em grãos especiais para jateamento a seco e para Hidrojateamento. Embalado em sacos de 25 kg ou Big-bags de 1000 kg para sua maior comodidade.
Recomendado para uso em usinas de açúcar e álcool, refinarias, estaleiros, manutenção de médias e grandes estruturas.
Para solicitar orçamento para um ou mais de nossos acessórios de máquina de jato escreva para nosso atendimento ou contate-nos via WhatsApp.
Comments (2)
Eu tenho interesse em conhecer e testar abrasivos de carbeto de silício verde e também escoria de cobre na granulometria de 12 a 20. Caso tenham esses 2 materiais gostaria de receber cotação de ambos.
Olá Benedito. Agradeço pelo comentário. não trabalhamos com esses dois materiais, mas fornecemos o abrasivo ecológico Cobau, que pode ser utilizado para jateamento no lugar da escória de cobre. https://techgel.com.br/produto/abrasivos-para-jateamento/abrasivo-mineral-cobau/