Instruções de uso da Máquina de Jato
Procurando mais informações sobre a máquina de jato ? Conheça o nosso artigo com mais detalhes sobre este produto.
Instalação:
Posicionar o equipamento sobre um piso de concreto nivelado e coberto deverá estar em um local que permita o fácil acesso para operação de limpeza ou eventuais manutenções, não tem a necessidade de ser chumbada ao piso. A alimentação de ar deverá ser feita através da recomendação da tabela abaixo, o compressor mínimo a ser utilizado e de acordo com o furo do bico de jato, não há problemas em se utilizar um compressor de maior capacidade, desde que se mantenha a pressão recomendada de no mínimo 80 PSI e máxima 100 PSI.
Observando-se na instalação da mangueira se não há vazamentos, e recomendamos os dispositivos de mangueira para evitar o recochetiamento em caso de escapar.
· Observar se as mangueiras de abrasivo, que vão dos bicos até as válvulas dosadoras instaladas na parte mais baixa do vaso de pressão estão corretamente conectadas;
OPERAÇÃO:
· Feche a válvula de despressurização, a válvula dosadora de abrasivo e a válvula de passagem de ar.
· Alimente a máquina de jato com o abrasivo, através do orifício superior do equipamento onde fica localizada internamente a válvula pop, observando a capacidade da máquina.
· O abrasivo deve estar seco e limpo. Não recomendamos o uso de areia. É prejudicial à saúde e ao meio ambiente.
· Ligue o compressor, deixe-o aquecer e encher o reservatório de ar. Regule o compressor para se obtiver uma pressão de 75 lbs/ pol2 na entrada da máquina, pressão máxima de trabalho é de 7.0 kgf/cm2 .
· Posicione o jatista sempre voltado para a peça a ser jateada a uma distância em torno de 35 cm para bicos longo, lembrando de usar todo o conjunto de proteção individual próprio para ele (máscara de fluxo de ar continuo CA 21196, blusão, calça, traqueia, condicionador, luva, avental, perneira).
· Abra a válvula de entrada de ar, nesse momento terá início a pressurização da máquina.
· Certifique-se que a válvula pop está bem vedada e não há vazamento na boca de inspeção.
· Para iniciar o jateamento deve-se abrir a válvula de ar comprimido, saindo ar pelo bico de jato e vagarosamente abra a válvula dosadora de abrasivo até se crie o fluxo homogêneo de abrasivo/ar, sem ocorrer “tufos”.
· Nunca dirija o fluxo de abrasivo na direção de outra pessoa.
· Para parar o jateamento, o operador deve fechar a válvula de entrada de ar e em seguida abrir o mais breve a válvula de despressurização. Durante aproximadamente 5 (cinco) segundos continuará saindo abrasivo/ar pelo bico de jato, porém perdendo força gradativamente.
· Retire todo o abrasivo da máquina quando esta for ficar parada por mais de um dia. Este procedimento evitará qualquer entupimento ou umedecimento e empedramento de abrasivo. O umedecimento e empedramento que entopem a máquina de jato, só são validos quando o abrasivo em uso for granalha de aço.
· Mantenha sempre a máquina tampada, quando não estiver em uso.
Para solicitar orçamento da sua máquina de jato para jateamento escreva para nosso atendimento ou contate-nos via WhatsApp
Deixe um comentário